Obrigada pela visita!




Crie glitters aqui!


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Fórum de Discussão (3º)

Logo após o golpe de 1964, ficou claro que o Brasil entraria em uma ditadura militar.
Com isso foi retirado o direito ao voto e liberdade de expressão.
Depois de muitas lutas, repressões, perseguições, torturas e até morte de muitos que participaram do movimento contra a ditadura hoje todos usufruem do direito de votar e se expressar, mas muitos não os valorizam.
 

 Com base nestas afirmativas comente a importância da democracia e da liberdade de expressão.

25 comentários:

  1. Uandes Moura Dos Santos29 de setembro de 2011 às 09:31

    Estes dois conceitos tem como importância,valorizar os direitos dos cidadões perante a sociedade. Esses nos da o direito de questionar sobre aquilo que queremos para nós. Nos colocar a frente, com os mesmos diretos e percepções, daqueles que se jugam poderosos. com isso você pode expôr os teus pensamentos, não os deixando aprisionados como antes, quando era proibido a liberdade de expressão. Basta então saber colocar as tuas ideias de forma civilizada,para assim ser o ouvido e não perder a tua ração.

    ResponderExcluir
  2. leiliane Rodrigues Souza29 de setembro de 2011 às 15:06

    Antigamente o Brasil viveu momentos de crise onde os seus direitos eram decididos entre poucos. Hoje em dia o que mais vemos são pessoas decidindo os seus eixos por si só.
    Tanto a democracia e a liberdade de expressão trás para o ser humano o seu direito na sociedade, pois os seus valores contribuíram muito para o seu trajeto em suas ações e ideias perante as pessoas. Além disso o direito de votar estaria criando mecanismo facilitando as suas vidas, não dependendo de outros, por isso a liberdade de expressão é tão importante na sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Naquela época as pessoas viviam submissas,e não possuiam direito algum. Não passavam de bonecos comandados pelo Estado, e que caso desobedecessem ou discordassem em relacão ao que era dito pelos poderosos, sofriam sérias consequências, dentre elas, a morte. De lá para cá, muita coisa mudou. Vivemos em um país democrático, onde já se pode votar, opinar, manifestar, escolher quem irá governar nosso país,nosso estado, nossa cidade, mas infelizmente nem todos sabem aproveitar o direito de escolha que lhes é concedido. Acabam sendo levados por certos interesses, trocando seu direito por bens materiais.
    São os nossos direitos que nos faz sentirmos cidadãos dignos de respeito. Não são os políticos que possuem poder, aliás, possuem porque damos poder a eles. O poder na verdade é nosso, por isso na hora de votar temos que saber ouvir, analisar as propostas, e depois
    escolher. Cabe a nós saber fazer valer a pena nossa escolha!

    ResponderExcluir
  4. Os conceitos de democracia e liberdade de expressão são fundamentais para o povo que exercem o direito por meio do voto elegerem os seus representantes no governo do país. E também o direito de reinvindicar sobre ele caso ocorra o que ocorreu naquela época as repressões de não opinarem sobre o que era certo ou errado no poder legislativo de sua nação.

    ResponderExcluir
  5. A democracia atualmente está bem diferente a de anos atrás. Antes as opiniões e ideias não poderiam ser exposta pois as pessoas que expuserem suas ideias sofreriam perseguições, torturas e até a morte. E a democrecia de hoje é um termo de ideias livres que podem ser passadas adiante.
    O voto naquela época eram para poucos. E quem mais sofria com com os resultados dos votos eram aqueles que eram excluídos, que eram os considerados os de baixo nível. Agora o voto é livre para todos os cidadãs.

    ResponderExcluir
  6. Muitos brasileiros tem mania de achar que tudo está certo, mas não é por aí que se resolve as coisas, é preciso pensar mais em democracia e liberdade de expressão, pois são esses dois anglo que mudará a nossa sociedade. É falando mais e expondo nossa opinião que se cria um país sem desigualdades sociais, onde quem está no poder lidera a opinião pública.
    Liberdade de expressão e democracia andam juntas, são elas as responsáveis por melhorias no Brasil

    ResponderExcluir
  7. Naquela época o Brasil vivia em transtornos em termo de democracia, pois muitas pessoas eram excluídos da sociedade e os seus direitos não eram atendidos. Hoje em dia com a independêcia tudo mudou como, por exemplo, o direito ao voto, e isso nos dá o direito a questionar sobre aquilo que realmente queremos, valorizando os nossos direitos de cidadãos.

    ResponderExcluir
  8. antigamente o brasil vivia em mudanças trastornos os basileiros em termo de desigualdades sociais na vida de vista de antigamente o brasil melhorou mas não ainda esta bom todos nós seres humanos termos os nossos direitos de ver o brasil melhor.

    ResponderExcluir
  9. A ditadura foi um período de lutas e batalhas, de divisões de opiniões e interesses. Sabemos que nesse período o direito de se expressar e opinar foi retirado de forma brutal, e apos muitas lutas conseguimos obter novamente a liberdade que por direito temos. É preciso utilizá-lo agora de forma correta, para promulgar a paz e ajudar ao próximo. É por meio dessa liberdade que conseguiremos construir um mundo melhor..!
    Kétura Jamilly

    ResponderExcluir
  10. com a liberdade de expressao nos temos o direito de opinar, de colocarmos a frente de todos as nossas ideias, opnioes. com isso podemos fazer nossas proprias escolhas e passamos a ter o direito que todos cidadoas devem ter.atraves dessas lei podemos lutar em busca da melhora de nosso pais. podemos nos igular à aqueles que estao no poder.

    ResponderExcluir
  11. Antigamente o povo não tinha liberdade para dizer o que pensavam, e quando diziam eram perseguidos e na maioria das vezes torturados e mortos. Atualmente com a democracia a população pode opinar por meio do voto.

    ResponderExcluir
  12. a ditadura foi um periodo de lutas onde os mais ricos venciam.então eles tiravam o direito do voto para as pessoas não cobrar nada deles,as pessoas na época viviam como escravos,então teve muito luta para conseguir o direito do voto de volta.e so ai quem votase tinha o direito de cobrar deles o seu valor .e pelo seu direito,e tornar o brasil um país de verdade.

    ResponderExcluir
  13. Antigamente as pessoas lutavam pelo direito ao voto, porém não conseguiam. Hoje, depois de tantas lutas e violências, eles tem esse direito, mas não usam, acabam votando em branco, jogando sua oportunidade de mudar o mundo para melhor fora.

    ResponderExcluir
  14. Antigamente na época da ditadura o p0vo brasileiro viviam em meio a opressões ,foi um período de lutas e poder, luta do povo contra o poder militar. Não se tinha a liberdade de hoje, nem todos poderiam fazer suas escolhas e o que era melhor para seu país ,hoje podemos tomar decisões ,antes o direito do voto era para poucos e hoje todas as pessoas tem o direito de votar e decidir o melhor para seu país. Além disso pode ter liberdade de opinar e expressar suas ideias ,umas aceitas e outras não, pondo em debate sua opinião...fazer escolhas é o nosso direito, o direito de :votar, falar,concordar ,desconcordar,por e impor decisões,defender nossos direitos e o nosso país.somos brasileiros autônomos, com nosso próprio poder.

    ResponderExcluir
  15. - Democracia e Liberdade de expressão são aspectos que envolve diferentes opiniões.Ademocracia é a garantia de que os direitos e deveres do povo estão sendo compridos para o bem de todos.
    - A democracia só é possível quando os lideres políticos reconhecem que nenhum tipo de opressão sobre o povo os calaram porque é direito deles a liberdade de se expressar e que é cabivél a eles dizerem se está ou não satisfeitos com o governo.Afinal é povo que elegem por meio de um ato democratico os seus representantes no poder legislativo de seu país.E esse é o único meio de que a História não volte a repetir.

    - Raiane Alves .

    ResponderExcluir
  16. Antigamente os povos brasileiros viviam em democracia e liberdade de opressão.As mulheres não tinham seu direito de votar,as pessoas eram perseguidas ,torturadas , eles viviam perseguidos e hoje todos tenham o seu direito de votar. Eliane

    ResponderExcluir
  17. A liberdade e expressão foi um acontecimento muito importante para nós cidadãos, porque passamos a ter o livre arbítrio de escolher o melhor para o nosso país, coisa que não podiam naquela época.

    Raylane

    ResponderExcluir
  18. Na época da democracia ,as coisas eram muito difícil.Não se colocava em conta os dereitos da sociedade,muitas pessoas sofreram nas mãos de jente do poder , não havia escolhas , ou fazia o que se ordenava ou teria que pagar ,quem não obedecia eram presos e sofria torturas ,acabavam morrendo se persistissem a desobedecer,essa era a vida na époce da ditadura ,hoje a vida mudou somos livres .temos autonomia , fazemos nossas escolhas ,este é o Brazil de democráticos atônomos.

    ResponderExcluir
  19. A liberdade de expressão é uma conquista de nós seres humanos mais importante. É por meio dela que conquistamos o necessário para vivermos num mundo mais civivilizado. A democracia por suas vez vem como complemento dessa liberdade, onde leis, com direitos e deveres proporcionam uma convivência melhor em sociedade.
    Wildre Ferraz

    ResponderExcluir
  20. girlandio 3°rão 201110 de outubro de 2011 às 14:03

    otar é um exercício de cidania, que por sua vez não se resume em votar.
    Um voto consciente é aquele onde vc sabe em quem vc está votando, que vc acredita naquela pessoa e que aquela pessoa é capaz e edônea o suficiente para representar você perante o sistema democrático que hoje vivemos . Para votar corretamente é importante que o eleitor conheça um pouco do candidato e do trabalho do mesmo, importante também que ele se atente, e muito, às atitudes, aos gestos e aos olhares, que dizem muito sobre as pessoas.
    Antes do sistema de votos diretos que hoje praticamos, o presidente era eleito por votos indiretos, onde a população elegia alguns representantes e estes escolhiam o presidente.

    ResponderExcluir
  21. A democracia é caracterizada como um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos. É por meio desta que nós cidadãos temos participação de "forma efetiva" nas decisões tomadas em nosso país. A liberdade de expressão por sua vez vêm com papel importante pois é por meio dela que expressamos aquilo que queremos para nossa geração.
    Cláudia Souza

    ResponderExcluir
  22. A liberdade de expressão é uma conquista que veio atraves de lutas e protestos realiazados por muitos de nossos antepassados, graças a essas lutas que nós hoje temos o direito de expressar o que queremos para o nosso país. A democracia vem de memsa forma aliando a liberdade, para a transformação em um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  23. RÔMULO ROCHA....3° ÂO......{VSFD}10 de outubro de 2011 às 14:16

    00 voto é uma forma de cobrança popular, onde por meio dele que nós escolhemos quem vai buscar melhorias para as nossa sociedade.Hoje, em muitas democracias, o direito de voto é garantido sem discriminação de raça, grupo étnico, classe ou sexo. No entanto, o direito de voto ainda não é universal. É restrito a pessoas que atingem uma certa idade, normalmente 18..
    Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. votar conscientemente dá um pouco de trabalho,votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento. .

    ResponderExcluir
  24. afranio ....3° tecerão10 de outubro de 2011 às 14:21

    O voto é importante para que não deixemos o país nas mãos de pessoas indevidas, é preciso escolher bem um candidato para não nos arrependermos depois. Naum podemos confiar de mais em pessoas q muito prometem, esses quando a cidade precisa somem e deixam a desejar. Os corruptos normalmente fazem assim, começam a todo vapor no primeiro ano construindo moradias, reformando ruas e tudo que a cidade necessita, mas nos dois anos seguintes eles somem e esquecem das prioridades da cidade,por isso temos q pensar bem antes de votar,afinal esse direito foi conseguido com muito sangue.

    ResponderExcluir
  25. Juliano de Alcântara10 de outubro de 2011 às 16:32

    A democracia e a liberdade de expressão foram duas grandes conquistas para o povo que lutou para conseguir esse direito.
    Depois de muitas lutas e repressões o povo, enfim, tem liberdade para dizer o que pensa, no entanto, existem pessoas que jogam fora esse direito, e na hora de decidir o futuro do país votam em branco, deixando de fazer algo pelo o qual seus antecessores lutaram tanto.

    ResponderExcluir