Obrigada pela visita!




Crie glitters aqui!


sábado, 17 de setembro de 2011

8ª Conferência Estadual de Saúde

Com o tema ‘Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro’, o evento foi aberto nesta segunda-feira (12) pelo governador em exercício, Otto Alencar, e o secretário da Saúde, Jorge Solla e Jacks Vagner gravou uma mensagem. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que realizou palestra na terça-feira (13).


Depois de quatro dias de discussão sobre o fortalecimento do Sistema Único de Saúde na Bahia (SUS), com cerca de dois mil representantes do setor, a 8ª Conferência Estadual de Saúde finalizou no dia 15, no Centro de Convenções, em Salvador, com a eleição que definiu os 176 delegados que participarão, de 30 de novembro à 4 de dezembro, em Brasília da 14ª Conferência Nacional de Saúde, representando a Bahia e defendendo as 35 propostas de saúde do estado, que foram votadas ontem em plenária.

O evento teve como o tema central “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. Na cerimônia de encerramento da conferência foi feita a leitura da Carta da Bahia, aprovada no evento pelos delegados. O documento aponta caminhos a serem trilhados pela Reforma Sanitária da Bahia e do Brasil, no sentido de consolidar o SUS. A carta pontua questões como a necessidade de mudança do modelo de atenção a saúde, com o fortalecimento da atenção primária, a ampliação dos recursos financeiros destinados a atenção básica e a construção e reforma de unidades de saúde.

O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, afirmou que das propostas de saúde que serão levadas à Conferência Nacional, se destacam as questões relacionadas à melhoria do financiamento e a adequações de políticas nacionais, para dar conta de particularidade de municípios de menor porte. “Acho que é um conjunto amplo de questões que traduz as principais preocupações dos delegados que representam os municípios”, disse Jorge Solla.

Ele ainda pontuou a evolução na representatividade dos municípios em relação à 7ª Conferência Estadual. “Percebemos uma participação bem mais ativa, que iniciou nas realizações das conferências municipais, bem como, a demonstração do interesse dos delegados nas discussões”, falou o secretário. “Esta foi a melhor conferência que já ocorreu, muito positiva e com certeza as propostas contribuirão para a construção do Plano Estadual de Saúde”, completou Solla.


Encontro anterior pautou avanços na saúde

Segundo Jorge Solla, as diretrizes aprovadas na 7ª Conferência Estadual de Saúde (que aconteceu em 2007) pautaram a elaboração do Plano Estadual de Saúde e deram o norte para grandes ações nos quatro primeiros anos de gestão. “Os benefícios foram levados a várias áreas, resultaram na ampliação do Saúde da Família, na entrega de 1.218 novos leitos hospitalares. Também o número de leitos de UTIs praticamente dobrou, fortalecemos as ações de imunização, vigilância e prevenção, além da capacitação de recursos humanos, qualificamos os trabalhadores da saúde, promovemos concurso público e contratamos profissionais”.

Segundo o secretário, as decisões da conferência passada geraram diretrizes de governo, que foram executadas e contribuíram para melhorar o acesso da população ao serviço de saúde. “Agora, nesta conferência, estamos fazendo este balanço e construindo a pauta para o próximo período”.

O governador em exercício lembrou que o Governo do Estado vem investindo em saúde mais do que está previsto na lei, que são 12% da receita do Estado. “No ano passado, por exemplo, foram aplicados 13,77%. Já construímos cinco novos hospitais de grande porte, além de outros investimentos. A discussão hoje é a emenda que está sendo analisada no Congresso Nacional de como se financiar este aporte de recursos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário